Filatelia

Colecionar Selos
Desde o primeiro selo  conhecido por Penny Black que  surgiu em 1640 na Inglaterra, passou-se a colecionar, acumular, classificar, organizar, vender e trocar essas estampas. A esse conjunto de ações chamamos de filatelia.

De acordo com Gehisa Saldanha (1981), chamamos Filatelia ao conjunto de selos, carimbos, franquias mecânicas, folhas comemorativas, etc., que permitem observarmos a evolução, desenvolvimento e uso dos correios.

One Penny Black
Fonte da Foto: Wikipedia


Além dessas características mais óbvias, a filatelia também envolve, ainda mais que um passatempo ou negócio, nobres saberes sobre a História, Geografia, Política, Religião, Desportos, Artes e muitos outros,são apreendidos e compartilhados entre os filatelistas, que são aqueles que colecionam selos.

Colecionados mundialmente, no Brasil os Correios possui uma seção de assessoria e venda de produtos filatélicos. Produzem peças filatélicas, selos postais, divulgam e estimulam o colecionismo, Além de orientar os colecionadores.

O Primeiro selo brasileiro foi posto em circulação em agosto de 1843. Na verdade é uma  série de 3 selos que ficaram conhecidos como Olhos-de-Boi.

Olho-de-Boi de 30 Réis

Olho-de-Boi de 60 Réis

Olho-de-Boi de 90 Réis

Fonte das Fotos Wikipedia




Fontes:
Livros:
SALDANHA, G. Tudo sobre selos – Filatelia – cultura, lazer, investimento. Ediouro/Tecnoprint: Rio de Janeiro, 1981.
Internet/Sites:
filatelismo.com.br (http://filatelismo.com/artigos/que-filatelia-qual-sua-origem). Pesquisa em 08/07/2016.
pt.wilipedia.org (https://pt.wikipedia.org/wikipédia:página_principal ). Pesquisa em 08/07/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário